sábado, 26 de novembro de 2011

Fim do mundo


Veja a seguir algumas teorias do que poderá ocorrer em 2012, antes ou depois. Algumas teorias possuem base científica, outras são espiritualistas e místicas. Recomenda-se bom senso na leitura.
Segundo a cosmologia Maia, o Planeta Terra possui 5 grandes ciclos ou eras, cada um com cerca de 5.125 anos. Para eles, 4 já passaram. "Os 4 ciclos anteriores terminaram em destruição. A profecia maia do juízo final refere-se ao último dia do 5º ciclo, ou seja, 21 de dezembro de 2012." diz Steven Alten. O quinto e atual ciclo também terminará em destruição? O que irá desencadeá-la? A resposta pode estar em um raro fenômeno cósmico que os maias previram a mais de 2.000 anos. "A profecia maia para 2012 baseia-se em um alinhamento astronômico. Em dezembro de 2012, o sol do solstício vai se alinhar com o centro de nossa galáxia. É um raro alinhamento cósmico. Acontece uma vez a cada 26.000 anos" diz John Major Jenkins, autor do livro Maya Cosmogenese 2012.
A cada 26.000 anos o sol se alinha com o centro da Via Láctea. Ao mesmo tempo ocorre outro raro fenômeno astrológico, uma mudança do eixo da terra em relação a esfera celeste. O fenômeno se chama Precessão. A data exata disto tudo é 21 de dezembro de 2012. "A Terra oscila lentamente sobre seu eixo mudando nossa orientação angular em relação a galáxia. Uma precessão completa leva 26.000 anos." diz John Major Jenkins.
Mas o que de fato acontecerá na fatídica data de 21 de dezembro de 2012? Para muitos será o dia da aniquilação da raça humana devido a uma inversão dos pólos da Terra. Como isso seria possível? Devido a distúrbios nos campos magnéticos do Sol que, gerando colossais tormentas solares, afetarão a polaridade de todo o nosso planeta. Resultado: o campo magnético terrestre se inverterá imediatamente, com conseqüências catastróficas para a humanidade. Violentos terremotos demolirão todos os edifícios, alimentando tsunamis colossais e atividade vulcânica intensa. Na verdade, a crosta terrestre deslizará, arremessando continentes a milhares de quilômetros de sua localização atual.
Até já estão sendo desenvolvidos novos mapas da geografia terrestres após as alterações físicas que supostamente ocorrerão. Especula-se que a Europa e a América do Norte sofrerão um deslocamento de milhares de quilômetros em direção ao Norte, e seu clima se tornará polar.
Para a surpresa de muitos, em 2008 apareceu um Crop Circle (círculos nas plantações) indicando a formação planetária em 2012 e talvez querendo nos alertar para algo que ocorrerá em 21/12/2012.
Outros falam que grandes cataclismos serão gerados devido a passagem de um astro/cometa/planeta perto da Terra. Seria o “abominável da desolação” de Jesus, a “abominação desoladora” do profeta Daniel, a “grande estrela ardente com um facho, chamada Absinto” do Apocalipse de João, a “grande estrela“, “o grande rei do terror“, “o monstro” ou “o novo corpo celeste” de Nostradamus, o “astro Intruso” ou “planeta higienizador” de Ramatis, o “planeta chupão” citado por Chico Xavier, ou o “Planeta X” procurado pelos astrônomos, ou o “12º planeta” de Zecharia Sitchin, ou o “Nibiru/ Marduk” dos Sumérios, ou ainda o “Hercólubus” da turma da Gnose.
A ideia de um planeta gigante e desconhecido passar perto da Terra ou até mesmo chocar-se pode parecer absurda, mas a ciência indica que temos com o que nos preocupar. Estamos falando de asteróides. Um asteroide (2003 QQ47) de pouco mais de um quilômetro de diâmetro estaria a caminho da Terra e poderia colidir com o planeta em 21 de março de 2014, segundo astrônomos da agência britânica responsável pelo monitoramento de objetos potencialmente perigosos para o planeta. Outro risco seria o asteróide VD17 2004 descoberto em 27 de novembro de 2004, que possui aproximadamente 500 metros de comprimento e um bilhão de toneladas. A Nasa declarou que o VD17 2004 poderia colidir com a Terra no início do próximo século, e com o impacto causaria a liberação de 10 mil megatons de energia (o equivalente à explosão de todas as armas nucleares existentes no planeta) causando a destruição em massa do planeta. O 2004 VD17 é o asteróide com as maiores chances de entrar em colisão com a Terra. As chances de uma colisão com a Terra, em 4 de maio de 2102, foram avaliadas na ocasião como uma possibilidade de uma em 3.000.Novas observações e cálculos complementares aumentaram o risco a "pouco menos de um por 1.000". Outro asteroide que põe medo nos cientistas é o chamado Apophis. Segundo os cientistas, há uma pequena possibilidade dele entrar em rota de colisão com a Terra nas próximas décadas. Recentemente a Nasa disse que não tem condições de detectar e destruir asteróides.
Especialistas consideram possível que nos próximos anos aconteça o temível "Terremoto do Tokai" no Japão, um mega terremoto de proporções catastróficas. Outra possibilidade real que aterroriza os cientistas é a ocorrência de uma mega terremoto mortal em Los Angeles, o chamado "Big One". Segundo alguns cientistas, há sinais que indicam que este evento inevitável se aproxima.
Alguns estudiosos acreditam que 2012 é a data final para acharmos uma solução para o inevitável fim do petróleo que poderá ocorrer nas próximas décadas. Caso isso não seja feito o mundo poderá entrar em uma imensa recessão global e posterior colapso econômico. As nações irão lutar entre sí pela última gota de petróleo. Isto poderá desencadear uma guerra no planeta e o fim da civilização como a conhecemos, alertam estes estudiosos.
O 'Código da Bíblia' parece indicar que o fim dos tempos chegou após o atentado de 11 de setembro de 2001 e poderia culminar com a queda de um asteróide ou guerra atômica no ano de 2012. Já para o Timewave Zero a data de 21 de dezembro de 2012 marca o equilíbrio, o fim dos velhos paradigmas, o novo começo, onde nada será mais como era anteriormente.
Estudiosos do "Livro Perdido de Nostradamus" fazem interpretações do que seria um aviso de Nostradamus sobre o período que vai de 1999 até 2012. Segundo estas interpretações, Nostradamus parece nos avisar sobre um evento de grande magnitude que pode ocorrer por volta de 2012 em nosso Planeta.
Para alguns monges tibetanos a data de 2012 marcará o "fim dos dias", podendo ocorrer uma guerra atômica por volta deste ano. Ainda segundo este monges, o mundo não será totalmente destruído, já que haverá uma intervenção extraterrestre.
Para Howard Menger, famoso contatado por seres extraterrestres dos anos 50, os et's teriam lhe contado que retornariam à Terra em 2012. Curiosamente o sacerdote Maia Chilam Balam diz o mesmo. Segundo ele, o fim deste katum, que terminará em 2012, será marcado pelo retorno da divindade Suprema à Terra, anunciando uma nova era, nas relações humanas. O Livro Sagrado Maia do CHILAM BALAM, diz: "Ao final do último Katun (1992-2012) haverá um tempo em que estarão imersos na escuridão, mas logo virão os homens do Sol trazendo o sinal futuro. Despertará a Terra pelo norte e o poente, o ITZA despertará". Podemos ver que esta profecia Maia é compatível com os religiosos que aguardam pela volta do messias ou pelos estudiosos dos discos voadores que esperam o grande contato extraterrestre. Todos falam que este evento ocorrerá o mais breve possível.
Os religiosos e espiritualistas esperam pelo "Juízo Final" ou "Armagedon", a separação espiritual do “joio e do trigo” ou a"batalha final entre Deus e Satã", que se dará com a chegada de um messias (ou numa visão mais moderna dosextraterrestres) e colapso total da civilização humana baseada no materialismo/ egoísmo (colapso do sistema econômico) e início de um "novo mundo", uma nova civilização voltada ao espiritualismo, amor e fraternidade. Nesta mesma linha de “juízo final”, outros falam que a chegada dos extraterrestres se dará após um cataclismo provocado pela passagem do “segundo sol” (como já falamos anteriormente).
Estudiosos do Calendário Maia como o espiritualista Fernando Malkun também defendem a teoria que a data será marcada por uma mudança de consciência: o fim do medo.
Não podemos esquecer que na visão espiritualista do “fim do mundo”, o lado material (catástrofes, fim do dinheiro, materialismo, consumismo, etc) é colocado em segundo plano. Não que isso não acontecerá. Eles falam que sim, mas o que vai separar um mundo do outro é uma mudança consciencial: a consciência egoísta e individualista “sou ser humano, pertenço ao planeta Terra” morrerá e nascerá a consciência universalista “sou a encarnação de um espírito, pertenço ao Universo”. Lembrando que para os espíritas e muitos espiritualistas os reprovados no “juízo final”, ou seja, aqueles que não mudarem a consciência frente as últimas “provas”, serão exilados no Nibiru/ Planet X e terão que recomeçar do zero todo o processo de reencarnação, enquanto que os aprovados para a nova Terra vão estar livres de recordações do passado e qualquer traço de egoísmo e individualismo. Serão os habitantes da nova Terra, do "mundo de regeneração", como os espíritas falam.
Como viu, muitos têm a sua versão do que vai ocorrer por volta de 2012. Mas se notar você vai ver que não será o “fim do mundo”, mas o fim de “um tipo de mundo”, da nossa civilização, sociedade, raça. Como sempre aconteceu, uma nova raça mais desenvolvida vai surgir após a extinção da velha.
Não nos restam dúvidas que nossa civilização está à beira do colapso. Nunca antes estivemos mergulhados em tantas crises ao mesmo tempo: superpopulação humana, pobreza e desigualdade social, crise financeira mundial, crise alimentar, crise energética, escassez de água e petróleo, consumismo frenético, ameaças de terrorismo e guerras nucleares, o reaparecimento de doenças mortais, escândalos envolvendo políticos, quedas de governos, mudanças climáticas e o aumento impressionante das catástrofes naturais e da extinção de espécies, além do agravamento da violência e distúrbios civis. Qualquer um que usar a inteligência deve compreender que, independentemente das profecias de 2012 se realizarem, nossa sociedade está caminhando a passos largos em direção ao precipício. Basta ser um bom observador e perceber isso. Por mais absurdo que possa parecer, isso não é nem um pouco irracional. Se voltar no tempo verá que grandes civilizações entraram em colapso quando atingiram o auge intelectual e tecnológico. Num só golpe elas desaparecerem da face da Terra, deixando apenas perguntas sem respostas e um grande mistério.

Partes retirado do texto do site:http://porque2012.com/porque2012.html Acessado em 26 de novembro às 18:50.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Torneio de integração





Equipe feminina de Rio Branco

Equipe masculina de Rio Branco

Equipe feminina de Jaguarão

Equipe masculina de Jaguarão

Mesário e apoiador SME

Auxiliar de arbitragem
No dia 15 de novembro no Ferrujão foi realizado um torneio, organizado pela SME, de integração entre a Cidade de Rio Branco (Uruguai) e Jaguarão (Brasil) na modalidade voleibol. O encontro reuniu as equipes masculina e feminina com atletas de várias idades, foi  um momento de integração  através do esporte.
A equipe feminina de vôlei que representava Rio Branco ganhou o confronto contra a equipe de Jaguarão, e equipe masculina que representava Jaguarão superou a equipe Uruguai ganhando o jogo de 3 sets a 2. 
A equipe do Uruguai também estará confraternizando com jogos de vôlei em Arroio Grande e Pedro Osório.

sábado, 12 de novembro de 2011

Despedida

             Colegas, gostaria de agradecer o apoio enquanto tive a frente do Sindicato, como tesoureiro, como presidente e por ultimo como vice-presidente, agradecer a aqueles que acreditam no trabalho sério destes últimos oito anos, e tenho certeza que fiz parte da história do sindicato com inúmeras lutas, talvez com poucas conquistas. Foram oito anos de dedicação, de estudo, de discussão e talvez de falta de compreensão, sem ver a quem, e sim de ir sempre além. Saio triste, por ter feito do Sindicato uma entidade de respeito e de força, de conhecimento. Muitas ações que tivemos perante aos governos ficaram em off, no anonimato, quem acompanhou sabe do que estou falando.  Mas este é um dos preços de representar uma classe de formadores de opiniões.
Sei que fiz tudo que podia e até o que não podia, muitas vezes anulando minhas opiniões pessoais em prol das decisões da classe. E ainda brigando muito para representá-las.
             Agradeço a professora Nelsa Oliveira, pois foi a primeira que acreditou na minha capacidade e me convidou para fazer parte do sindicato, agradeço ao professor José Francisco  que me apoiou quando mais precisei, que no momento que eu havia desistido me chamou para ser vice do Sindicato, e agradeço aos demais membros do sindicato de uma forma ou outra contribuíram para manter a entidade viva.
               Também agradeço as 40 pessoas que acreditaram no trabalho desenvolvido e a própria adversária prof. Túlia por mostrar nas urnas do SPMJ  a ideologia  do trabalho não é o suficiente para ter  obter resultados, mas sim dos sonhos.

Vitor Hugo de Souza Almeida
Vice-presidente
 Jaguarão, 09 de novembro de 2011

domingo, 6 de novembro de 2011

Rio Jaguarão


RIO JAGUARÃO
O rio Jaguarão (em castelhano Yaguarón) é um rio brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. É navegável por 32 quilômetros, da foz até o município de Jaguarão no extremo sul do Brasil, com 2,50 metros de profundidade. Principal rio da bacia de mesmo nome, nasce na Serra de Santa Tecla, na Coxilha das Tunas ou do Arbolito (município de Hulha Negra). A Lagoa Mirim faz em parte a fronteira com o Uruguai e recebe as águas do rio Jaguarão que divide os municípios de Jaguarão, no Brasil, e Rio Branco, no Uruguai.

ASPECTOS FÍSICOS DE UM RIO
MARGEM é um termo utilizado em geografia para designar o local onde a água se encontra com aterra.
Costuma-se empregar este termo em referência à beirada da água de um rio, do mar, de uma lagoa, de um lago com terra, embora a margem possa encontrar-se com pedras, com obras da engenharia, com trapiches, etc.
As margens de um rio são classificadas de "margem direita" e "margem esquerda", segundo o lado do rio em que se encontram, para quem se desloca no sentido da corrente.
Na margem esquerda do Rio Jaguarão é onde está localizado o município de Jaguarão .

 A FOZ, a desembocadura ou o deságue de um curso de água é o local onde um corpo de águafluente (curso de água), como um rio, deságua ou desemboca em outro corpo de água. Um rio pode ter como foz um outro rio, um lago, uma lagoa, um mar, o oceano, etc.
Há três tipos de foz fluviais: o estuário, em forma de funil, como a foz do Rio Congo; o delta como a do Nilo, formada por um leque de canais e ilhas; e a foz mista, com algumas ilhas lateralmente, mas com uma foz larga, como é o caso do Amazonas.
O rio Jaguarão deságua na Lagoa Mirim. (foto)
 O LEITO aquático ou simplesmente leito de rio é o espaço que pode ser ocupado pelas águas, sendo possível distinguir o leito aparente, o leito maior ou leito de inundação, e o leito menor.
É responsável pela movimentação da água desde a sua nascente até a Foz.
O leito do rio pode ser subclassificado em:
Leito aparente - é o sulco por onde normalmente correm as águas e os materiais que elas transportam.
Leito de inundação ou leito maior - é o espaço do vale que é inundavél em época de cheias. Uma inundação ocorre quando o nivél das águas ultrapassa os limites do leito aparente, submergindo a área circundante, ou seja, a planicie de inundação.
Leito de estiagem ou Leito menor - corresponde à zona ocupada por uma quantidade menor de água, como acontece, por exemplo, durante o verão.
 UMA NASCENTE, cabeceira ou exsurgência, Minas de água em hidrografia, é o local onde se inicia um curso de água (rio, ribeira, ribeiro, ribeirão, córrego), seja grande ou pequeno. São áreas ou pontos de descarga dos aquíferos, geralmente localizados junto do nível de base geral, de aquíferos suspensos ou locais hidrogeologicamente controlados. A proveniência desta água pode ser autóctone, proveniente da precipitação que ocorre na área de recarga e se infiltra in situ ou de forma concentrada através de sumidouro ou ponor. Por outro lado pode ter origem em áreas exteriores ao aquífero, tendo nesta situação a designação de alógena. Geralmente os aquíferos são compostos por sistemas mistos.
Nascente é o começo do curso de água e o fim do curso é chamado de foz, sendo que um curso de água corre de montante para jusante.
O Rio Jaguarão nasce na Serra de Santa Tecla, na Coxilha das Tunas ou do Arbolito (município de Hulha Negra

AFLUENTE ou tributário é o nome dado aos rios e cursos de água menores que desaguam emrios principais. Um afluente não flui directamente para um oceano, mar ou lago. Os Afluentes e o rio principal servem para drenar uma determinada bacia hidrográfica. Ao ponto de junção entre um rio e um afluente é dado o nome de confluência.

TIPOS DE RIOS:
Perenes: são rios que nunca secam (ex.: Rio Jaguarão)
Intermitentes: são os que só possuem água durante o período chuvoso, ficando secos durante a estiagem.
Efêmeros: são rios que só existem durante ou imediatamente após  a precipitação


Importante: veja também o acordo da Construção da Segunda Ponte entre Brasil e Uruguai http://www2.mre.gov.br/dai/b_urug_252_4798.htm
Elaborado por Vitor Hugo de Souza Almeida