domingo, 6 de novembro de 2011

Rio Jaguarão


RIO JAGUARÃO
O rio Jaguarão (em castelhano Yaguarón) é um rio brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. É navegável por 32 quilômetros, da foz até o município de Jaguarão no extremo sul do Brasil, com 2,50 metros de profundidade. Principal rio da bacia de mesmo nome, nasce na Serra de Santa Tecla, na Coxilha das Tunas ou do Arbolito (município de Hulha Negra). A Lagoa Mirim faz em parte a fronteira com o Uruguai e recebe as águas do rio Jaguarão que divide os municípios de Jaguarão, no Brasil, e Rio Branco, no Uruguai.

ASPECTOS FÍSICOS DE UM RIO
MARGEM é um termo utilizado em geografia para designar o local onde a água se encontra com aterra.
Costuma-se empregar este termo em referência à beirada da água de um rio, do mar, de uma lagoa, de um lago com terra, embora a margem possa encontrar-se com pedras, com obras da engenharia, com trapiches, etc.
As margens de um rio são classificadas de "margem direita" e "margem esquerda", segundo o lado do rio em que se encontram, para quem se desloca no sentido da corrente.
Na margem esquerda do Rio Jaguarão é onde está localizado o município de Jaguarão .

 A FOZ, a desembocadura ou o deságue de um curso de água é o local onde um corpo de águafluente (curso de água), como um rio, deságua ou desemboca em outro corpo de água. Um rio pode ter como foz um outro rio, um lago, uma lagoa, um mar, o oceano, etc.
Há três tipos de foz fluviais: o estuário, em forma de funil, como a foz do Rio Congo; o delta como a do Nilo, formada por um leque de canais e ilhas; e a foz mista, com algumas ilhas lateralmente, mas com uma foz larga, como é o caso do Amazonas.
O rio Jaguarão deságua na Lagoa Mirim. (foto)
 O LEITO aquático ou simplesmente leito de rio é o espaço que pode ser ocupado pelas águas, sendo possível distinguir o leito aparente, o leito maior ou leito de inundação, e o leito menor.
É responsável pela movimentação da água desde a sua nascente até a Foz.
O leito do rio pode ser subclassificado em:
Leito aparente - é o sulco por onde normalmente correm as águas e os materiais que elas transportam.
Leito de inundação ou leito maior - é o espaço do vale que é inundavél em época de cheias. Uma inundação ocorre quando o nivél das águas ultrapassa os limites do leito aparente, submergindo a área circundante, ou seja, a planicie de inundação.
Leito de estiagem ou Leito menor - corresponde à zona ocupada por uma quantidade menor de água, como acontece, por exemplo, durante o verão.
 UMA NASCENTE, cabeceira ou exsurgência, Minas de água em hidrografia, é o local onde se inicia um curso de água (rio, ribeira, ribeiro, ribeirão, córrego), seja grande ou pequeno. São áreas ou pontos de descarga dos aquíferos, geralmente localizados junto do nível de base geral, de aquíferos suspensos ou locais hidrogeologicamente controlados. A proveniência desta água pode ser autóctone, proveniente da precipitação que ocorre na área de recarga e se infiltra in situ ou de forma concentrada através de sumidouro ou ponor. Por outro lado pode ter origem em áreas exteriores ao aquífero, tendo nesta situação a designação de alógena. Geralmente os aquíferos são compostos por sistemas mistos.
Nascente é o começo do curso de água e o fim do curso é chamado de foz, sendo que um curso de água corre de montante para jusante.
O Rio Jaguarão nasce na Serra de Santa Tecla, na Coxilha das Tunas ou do Arbolito (município de Hulha Negra

AFLUENTE ou tributário é o nome dado aos rios e cursos de água menores que desaguam emrios principais. Um afluente não flui directamente para um oceano, mar ou lago. Os Afluentes e o rio principal servem para drenar uma determinada bacia hidrográfica. Ao ponto de junção entre um rio e um afluente é dado o nome de confluência.

TIPOS DE RIOS:
Perenes: são rios que nunca secam (ex.: Rio Jaguarão)
Intermitentes: são os que só possuem água durante o período chuvoso, ficando secos durante a estiagem.
Efêmeros: são rios que só existem durante ou imediatamente após  a precipitação


Importante: veja também o acordo da Construção da Segunda Ponte entre Brasil e Uruguai http://www2.mre.gov.br/dai/b_urug_252_4798.htm
Elaborado por Vitor Hugo de Souza Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário